PÃO CASEIRO

PÃO CASEIRO
O que é o fermento

COMO AMASSAR/SOVAR COM BATEDEIRA ELÉCTRICA

7. Batedeira Como sovar massa de pão com a batedeira Fonte: youtu.be/i5ACMjao53c Você vai precisar de uma batedeira planetária que é um pouco mais cara que a comum. Ela precisa ter aquele ganho próprio para massas. Misture todos os ingredientes por 4 a 5 minutos na velocidade baixa (1) Bata por mais 8 a 10 minutos na velocidade alta (2). Esse método é super prático, mas não recomendo para quem está começando e quer se aperfeiçoar na panificação. É importante praticar a sova manual para manipular e conhecer bem a massa.

EM OBSERVAÇÃO E ESTUDO - PÃO MAIS MOLE E MAIS LONGEVIDADE

NOTA: Fermentar a 28ºC até as peças terem um bom volume e cozer no forno a uns 220ºC com vapor até as peças ficarem com uma ligeira cor dourada Arrefecer antes de embalar
PROPORÇÕES ACOSELHADAS PARA FAZER PÃO
NOTA IMPORTANTE: FERMENTO % VER
ASSIM:
POR KG DE FARINHA:
FERMENTO
FRESCO: 20 grs por 1000 grs de farinha= (2%);
SECO: ou 10 grs por 1000 grs de farinha = (1%);
SAL: 14 grs por 1000 grs de farinha = (1,4%);
ÁGUA: 660 ml por 1000 grs farinha = (66%).

EQUIVALÊNCIAS >CONVERSOR NACIONAL
PARA 1 (UMA) COLHER DE SOPA EM GRS:
15grs de Sal
7 grs de Farinha
10 grs de Manteiga
12 grs de Azeite/óleo
13/15 grs de Fécula batata

PROPORÇÕES DE PERCENTAGENS (%):
1000 grs farinha 66% = 660 ml (Água);
1000 " " 1,4% = 14 grs (Sal grosso);
1000 " " 2% = 20 grs (fermento fresco/padeiro);
1000 " " 1% = 10 grs (fermento seco).
EXEMPLO:
500|250|125 grs de farinha - 100 %
330|165|82,5 ml de água - 66 %
7|3,5|1,75 grs de sal (lei) - 1,4 % (dica 2% = 10 grs fora da lei)
10|5|2,5 grs fermento fresco 2%; seco 1% (calcular)
AMASSAR À MÁQUINA
> 6 min na 1ª velocidade + 2 na 2ª velocidade ou
> 3 min 1ª velocidade + 7 min ma 2ª velocidade;
DIKAS
Sêmea = farelo

Publicação em destaque

A BROA DA AVÓ

  A BROA DA AVÓ ANA EUGÉNIA (NOTA: No livro das receitas da Avó encontradas no canto do baú, com apontamentos datados de 1879, descobrimos e...

DIKA PARA FERMENTO

Massa velha / Crescente

  • 1 colher de sopa de isco de trigo
  • 100g de farinha de trigo
  • 60g de água
Misturar todos os ingredientes da massa velha, amassar até obter uma massa coesa e deixar levedar à temperatura ambiente durante 8-12 horas.
LEIA ATENTAMENTE AS NOTAS A SEGUIR:

PURATOS

AMASSAR NA MÁQUINA > 6 min 1ª Velocidade e 2 min 2ª
PÃO DE TRIGO OU BROA CASEIROS
A farinha preparada para Pão Caseiro da Nacional é uma mistura especialmente concebida para a confecção de pão branco. Com as nossas sugestões e a sua criatividade, poderá preparar um pão diferente todos os dias. Basta adicionar os ingredientes que mais gosta.
PREPARAR O FERMENTO (ISCO)
  1. Em primeiro lugar fazemos o "isco", colocamos 3 colheres de sopa de farinha de trigo dentro de um recipiente com metade (+/-5 g) do fermento seco, de preferência de vespera.
NOTA IMPORTANTE:
Por lei a ASAE só permite 13,95grs/kg (14 grs) de sal por kilograma de farinha de trigo
ASAE: Link ver IN: https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/informacoes-sobre-actividades-economicas-na-area-alimentar/pao.aspx

ASAE/SAL > 14gr/kg

COMO PREPARAR MASSA VELHA (AZEDA):
Massa Velha: 70g de farinha de trigo T5530ml de água7g Fermento em pó Vita D, LALLEMAND ou FERMIPAN1c. café de Flor de Sal, SALINAS CORREDOR DO SOL 1. Juntar todos os ingredientes e amassar até formar uma bola. Colocar num recipiente selado e colocar no frigorífico. Esta massa velha é preparada na receita original 48h (deixei apenas 12h) antes do seu uso e repousa no frigorífico durante todo esse tempo. Ao fim das 48h (ou 12h como eu fiz) a massa terá dobrado de volume e apresenta um cheiro e sabor avinagrado.






domingo, 17 de janeiro de 2021

BROA DE MILHO E TRIGO (A EXPERIMENTAR)

 

Broa de Milho e Trigo

Faz duas broas médias

 

500 gr de farinha de milho (a mais fina que encontrar)

250 gr de farinha de trigo sem fermento

1/2 colher de sopa de sal fino (10,5 gr de sal)

2 colheres de chá de fermento tipo fermipan (15 grs fresco e/ou 7,5 gr seco);

480 gr água

 

  1. Numa tigela, deite a farinha de milho e o sal. Ferva metade da quantidade da água e verta sobre a farinha de milho. Envolva com uma colher de pau até ficar granulada e deixe arrefecer.
  2. De seguida, dissolva o fermento num pouco de água morna. (O tempo que a farinha de milho demora a arrefecer é mais ou menos o mesmo que o fermento demora a activar).
  3. Quando a farinha de milho estiver apenas morna (se estiver muito quente mata o fermento) acrescente o fermento, a farinha de trigo e o resto da água. Bata na batedeira (com o gancho) até obter uma massa uniforme. A massa está pronta quando começar a descolar da tigela. No entanto, contrariamente a uma massa de pão, a massa de broa fica sempre mais pegajosa e húmida.
  4. Caso faça a massa à mão, o processo é bastante fácil e rápido. O método que uso é puxar com os dedos a massa de fora para o centro e, de seguida, fechando o punho, ir empurrando a massa e girando a tigela, repetindo o movimento até toda a água estar incorporada.
  5. Se após ter adicionado toda a água ainda sentir a massa seca, pode adicionar mais um pouco de água, ou se estiver muito húmida juntar mais farinha de trigo  até obter a consistência desejada.
  6. Alisar o topo da massa com uma mão húmida, polvilhar com farinha de trigo e tapar a tigela com papel aderente. Deixar levedar cerca de uma hora. A massa estará leveda quando a farinha de trigo tiver sido quase toda absorvida e se virem rachas à superfície.

Tradicionalmente, as broas são tendidas numa tigela enfarinhada que se gira de modo a formar uma bola uniforme, no entanto, para ser mais prático e rápido, eu salto este passo e apenas retiro a massa, com cuidado, da tigela onde levedou, formo duas bolas e coloco-as sobre um tabuleiro bem polvilhado com farinha de milho (para polvilhar o tabuleiro eu uso sêmola de milho porque não queima tão depressa). Polvilhar a broa com mais um pouco de farinha de trigo e levar ao forno.

A broa é cozida em forno bem quente, 250.º C, durante cerca de 30 / 40 minutos.

Nota: Esta receita foi testada várias vezes, no entanto, devo advertir que, efetivamente, a absorção de água por parte das farinhas varia, pelo que pode ser necessário efetuar pequenos ajustes na quantidade de água a usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário