PÃO CASEIRO

PÃO CASEIRO
O que é o fermento

COMO AMASSAR/SOVAR COM BATEDEIRA ELÉCTRICA

7. Batedeira Como sovar massa de pão com a batedeira Fonte: youtu.be/i5ACMjao53c Você vai precisar de uma batedeira planetária que é um pouco mais cara que a comum. Ela precisa ter aquele ganho próprio para massas. Misture todos os ingredientes por 4 a 5 minutos na velocidade baixa (1) Bata por mais 8 a 10 minutos na velocidade alta (2). Esse método é super prático, mas não recomendo para quem está começando e quer se aperfeiçoar na panificação. É importante praticar a sova manual para manipular e conhecer bem a massa.

EM OBSERVAÇÃO E ESTUDO - PÃO MAIS MOLE E MAIS LONGEVIDADE

NOTA: Fermentar a 28ºC até as peças terem um bom volume e cozer no forno a uns 220ºC com vapor até as peças ficarem com uma ligeira cor dourada Arrefecer antes de embalar
PROPORÇÕES ACOSELHADAS PARA FAZER PÃO
NOTA IMPORTANTE: FERMENTO % VER
ASSIM:
POR KG DE FARINHA:
FERMENTO
FRESCO: 20 grs por 1000 grs de farinha= (2%);
SECO: ou 10 grs por 1000 grs de farinha = (1%);
SAL: 14 grs por 1000 grs de farinha = (1,4%);
ÁGUA: 660 ml por 1000 grs farinha = (66%).

EQUIVALÊNCIAS >CONVERSOR NACIONAL
PARA 1 (UMA) COLHER DE SOPA EM GRS:
15grs de Sal
7 grs de Farinha
10 grs de Manteiga
12 grs de Azeite/óleo
13/15 grs de Fécula batata

PROPORÇÕES DE PERCENTAGENS (%):
1000 grs farinha 66% = 660 ml (Água);
1000 " " 1,4% = 14 grs (Sal grosso);
1000 " " 2% = 20 grs (fermento fresco/padeiro);
1000 " " 1% = 10 grs (fermento seco).
EXEMPLO:
500|250|125 grs de farinha - 100 %
330|165|82,5 ml de água - 66 %
7|3,5|1,75 grs de sal (lei) - 1,4 % (dica 2% = 10 grs fora da lei)
10|5|2,5 grs fermento fresco 2%; seco 1% (calcular)
AMASSAR À MÁQUINA
> 6 min na 1ª velocidade + 2 na 2ª velocidade ou
> 3 min 1ª velocidade + 7 min ma 2ª velocidade;
DIKAS
Sêmea = farelo

Publicação em destaque

A BROA DA AVÓ

  A BROA DA AVÓ ANA EUGÉNIA (NOTA: No livro das receitas da Avó encontradas no canto do baú, com apontamentos datados de 1879, descobrimos e...

DIKA PARA FERMENTO

Massa velha / Crescente

  • 1 colher de sopa de isco de trigo
  • 100g de farinha de trigo
  • 60g de água
Misturar todos os ingredientes da massa velha, amassar até obter uma massa coesa e deixar levedar à temperatura ambiente durante 8-12 horas.
LEIA ATENTAMENTE AS NOTAS A SEGUIR:

PURATOS

AMASSAR NA MÁQUINA > 6 min 1ª Velocidade e 2 min 2ª
PÃO DE TRIGO OU BROA CASEIROS
A farinha preparada para Pão Caseiro da Nacional é uma mistura especialmente concebida para a confecção de pão branco. Com as nossas sugestões e a sua criatividade, poderá preparar um pão diferente todos os dias. Basta adicionar os ingredientes que mais gosta.
PREPARAR O FERMENTO (ISCO)
  1. Em primeiro lugar fazemos o "isco", colocamos 3 colheres de sopa de farinha de trigo dentro de um recipiente com metade (+/-5 g) do fermento seco, de preferência de vespera.
NOTA IMPORTANTE:
Por lei a ASAE só permite 13,95grs/kg (14 grs) de sal por kilograma de farinha de trigo
ASAE: Link ver IN: https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/informacoes-sobre-actividades-economicas-na-area-alimentar/pao.aspx

ASAE/SAL > 14gr/kg

COMO PREPARAR MASSA VELHA (AZEDA):
Massa Velha: 70g de farinha de trigo T5530ml de água7g Fermento em pó Vita D, LALLEMAND ou FERMIPAN1c. café de Flor de Sal, SALINAS CORREDOR DO SOL 1. Juntar todos os ingredientes e amassar até formar uma bola. Colocar num recipiente selado e colocar no frigorífico. Esta massa velha é preparada na receita original 48h (deixei apenas 12h) antes do seu uso e repousa no frigorífico durante todo esse tempo. Ao fim das 48h (ou 12h como eu fiz) a massa terá dobrado de volume e apresenta um cheiro e sabor avinagrado.






sexta-feira, 13 de novembro de 2020

BROA DE MILHO DA BEIRA LITORAL

 


Broa de milho

Beira Litoral



1 kg de farinha de milho peneirada
1 kg de farinha de trigo sem fermento
1,250l de água
1,5 colher de sopa rasa de sal
16g de fermento de padeiro

Põe-se 650ml de água ao lume até ferver. A seguir escalda-se a farinha de milho com essa água. Mexe-se com uma colher de pau para não queimar as mãos e quando se puder suportar a temperatura da massa amassa-se com as mãos e forma-se uma bola
que se deixa a repousar durante 1 hora tapada com um pano.
Após essa hora, coloca-se a restante água (deve estar morna) num alguidar, junta-se o sal e desfaz-se o fermento; depois junta-se a bola de massa de milho e vai-se adicionando a farinha de trigo e amassa-se tudo muito bem. Fica a levedar durante 45 minutos.


Depois de finta a massa, repartem-se bolas de massa e com a ajuda de uma tigela polvilhada de farinha, dá-se a forma desejada às broas. Vão a cozer em forno de lenha.

Se não tiver forno de lenha, cozem no forno normal a 200 Graus durante mais ou menos 1 hora.

HIDRATAÇÃO DO PÃO

 

Como Calcular a Percentagem de Hidratação de uma Receita de Pão -- Parte 1

COMO CALCULAR a percentagem de hidratação de uma receita de massa de pão e ter mais controle sobre a consistência da massa e o produto final (o pão).

PARTE 1
1. INTRODUÇÃO
percentagem de hidratação de uma receita de massa de pão, que contém somente água como elemento de hidratação, é a relação entre a quantidade de farinha de trigo e a quantidade de água da receita (ambas medidas em gramas), expressa em percentagem. Por exemplo, se a farinha pesa 1.000g e a água 600g, a percentagem de hidratação (ou percentagem total de água) é de 60%, indicando que a receita contém 60% de água. Se a farinha pesa 1.000g e a água 550g, a percentagem de hidratação é de 55%, mostrando que a receita contém 55% de água.

A grande dificuldade de fazer pão caseiro é que as receitas não têm um padrão estabelecido entre a quantidade de farinha de trigo e a quantidade de água (percentagem de hidratação), fazendo com que os iniciantes logo desistam em virtude de a massa sair mole demais ou excessivamente consistente, e o resultado final ser um fracasso completo. Nas padarias, o procedimento é bem diferente, havendo um padrão de receita rígido a ser seguido, sendo exatamente isso o que faz resultar um produto final de boa qualidade. É sobre as diferenças entre a elaboração dos pães caseiros e os de padaria que falaremos a seguir, enfatizando a necessidade de um método caseiro mais preciso e, consequentemente, com maior taxa de sucesso.

Nas padarias, as receitas, chamadas de fórmulas, têm todos os seus ingredientes pesados e, depois, expressos em percentagem. A farinha de trigo, o principal ingrediente da massa de pão, é considerada como 100%, e o peso dos outros ingredientes é expresso como uma percentagem do peso total da farinha. Isto garante elevada precisão na receita, de modo que qualquer padeiro poderá repeti-la e obter o mesmo resultado ao final, assim como poderá aumentar ou diminuir a fórmula (receita) sem alterar a qualidade final do produto (Resumo: Livro Pão: Arte e Ciência, da Sandra Canella-Rawls, 4ª ed., Ed. Senac, São Paulo, 2003, p. 208).

Exemplo de uma fórmula simples de padaria:              
Ingredientes Percentagem   Peso
Farinha              100% 1.000g
Fermento fresco    3%             30g
Água                  60%          600g
Sal                        2%            20g

Já as receitas caseiras são medidas em xícaras e colheres -- um método bastante impreciso--, tornando muito difícil, para quem não tem a habilidade e prática, acertar uma receita de pão empregando como único guia o método de sentir nas próprias mãos a consistência ideal de cada massa para os diferentes tipos de pão (francês, baguete, brioche, pão doce etc.), e ir acrescentando mais farinha ou mais água, conforme necessário. 

Dado que não possuo tal habilidade, resolvi há algum tempo atrás fazer um estudo da percentagem de hidratação de todos os pães que havia feito até então. Como peso todos os ingredientes, uso sempre a mesma farinha de trigo e deixo anotado nas receitas os diversos testes que fiz, numerando-os como Teste 1, Teste 2, Teste 3 e assim por diante, além de comentar cada um deles em termos de consistência da massa, facilidade de abrir com o rolo, rechear e/ou enrolar como rocambole; quantidade de crescimento do pão cru e assado, textura e sabor, ficou fácil saber qual a percentagem de hidratação ideal para cada receita que fiz e deu bom resultado. 

Foi um método criado por mim, baseando-me nas Fórmulas usadas nas padarias, o qual me tem sido muito útil, e agora estou repassando para vocês com objetivo de servir como guia na elaboração de uma receita caseira de pão, e jamais como um padrão a ser rigorosamente seguido, pois não é resultante de nenhum trabalho científico.

Resumindo, meu objetivo é fazer pães conhecendo de antemão a sua percentagem de hidratação, de tal forma que não seja preciso ter que adicionar mais farinha ou água à massa, sempre que possível, a não ser a farinha de trigo estritamente necessária para abri-la na bancada ou para modelá-la adequadamente. 

Então, após análise de diversas receitas feitas por mim e o resultado de sua percentagem de hidratação, concluí que a farinha de trigo que uso (marca Finna, com 12% de proteína) produz um pão com miolo seco quando a massa tem menos de 51% de hidratação; e fica difícil de abrir com rolo, em virtude de estar muito pegajosa, quando está com 55% ou mais de hidratação. Claro que há massas que são pegajosas, e que exigem uma hidratação maior, contudo desejo dar ênfase aos tipos de pão caseiro feitos com maior freqüência por mim (os de abrir com rolo, rechear e enrolar como rocambole), usando farinha de trigo Finna, alguns dos quais se encontram publicados no meu blog: o Só Receitas Simples (Pão Trançado de Frutas SecasPão de Leite Condensado com Frutas SecasCaracol de FigoCaracóis de Tomate Seco e Manjericão etc.).

UM APARTE INSTRUTIVO
O conhecimento da percentagem de hidratação permite-me escolher as melhores receitas entre as diversas que encontro na net ou em alguma publicação, informando-me se ela está adequada e vai dar um bom resultado. Hoje em dia, muito raramente erro uma receita de pão e, se erro, sei consertar antecipadamente, escolhendo adicionar mais (ou menos) água ou mais (ou menos) farinha para que fique com uma percentagem de hidratação adequada ao tipo de pão a que ela se propõe. Por exemplo, se encontro uma receita de abrir com rolo, rechear e enrolar como rocambole, e sua percentagem de hidratação está um pouco acima de 55% ou abaixo de 51%, eu a corrijo, reduzindo ou aumentando a Água Total da receita para ficar com percentagem de hidratação de 52-54% pois sei, por experiência, que aquela massa vai ser difícil abrir com rolo e enrolar como rocambole, enquanto as de 52% a 54% são perfeitas. Se estiver muito abaixo de 51% ou muito acima de 55%, eu desisto, porque, do meu ponto de vista, a receita está errada para os objetivos aos quais ela se propõe.

Agora vamos direto ao que interessa. Para saber a quantidade de água que pega a sua farinha de trigo para pão (12% de proteína), você poderá testar alguns pães do meu blog e ver se a massa ficou boa de abrir e/ou enrolar com aquela quantidade de água. Faça o cálculo da percentagem de hidratação da massa (veremos logo mais), anote-a na própria receita e reduza-a ou aumente-a, conforme a necessidade, da próxima vez que fizer a mesma receita. Assim você vai aprendendo a lidar com a sua farinha de trigo para pães e a obter resultados mais consistentes.

2. COMO CALCULAR A PERCENTAGEM DE HIDRATAÇÃO DE UMA RECEITA DE MASSA DE PÃO em que se usa a água como único ingrediente que contribui para a hidratação: 

Como as grandezas são diretamente proporcionais, basta fazer uma regra de três simples -- onde a farinha corresponde a 100%--, colocar a quantidade de água, medida em gramas, abaixo da farinha e a percentagem de hidratação será a incógnita, representada pela letra “x”. Suponha uma receita com 500g de farinha e 280g de água, onde desejamos saber a percentagem de hidratação. Basta fazer o quadro com as grandezas separadas e armar a regra de três:

Quadro das  Grandezas
Gramas   Percentagem (%)
500               100
280                 x

Resolvendo a regra de três :
500. x = 100. 280     500x = 28.000     x = 28.000 = 56
                                                                       500
então x=56%, isto é, a percentagem de hidratação da massa é de 56%.

3. COMO CALCULAR A PERCENTAGEM DE HIDRATAÇÃO DE UMA RECEITA DE MASSA DE PÃO quando se empregam ingredientes outros que não a água, ou além da água. 

Como saber a percentagem de hidratação das diferentes massas de pão caseiro, quando se usam na receita outros ingredientes diferentes da água (ou além da água), tais como leite, ovos, manteiga, leite de coco, leite condensado, batata etc., os quais contribuem com quantidades significativas de água para a percentagem de hidratação da massa? Primeiramente, todos os ingredientes da receita (quer sejam medidos em xícaras, colheres etc.) devem ser pesados numa balança de boa qualidade e expressos em gramas. A seguir, será necessário saber o teor de umidade (percentagem de água) em 100g de cada ingrediente, para então calcular a quantidade de água com que cada ingrediente contribui para a ÁGUA TOTAL da receita de massa de pão. Tendo como base a quantidade de farinha trigo e a Água Total da receita, calcula-se a percentagem de hidratação da mesma. 
E aqui que começa a segunda parte da nossa história... 

4. PARA CALCULAR A PERCENTAGEM DE HIDRATAÇÃO DE UMA RECEITA DE MASSA DE PÃO quando se usam outros ingredientes tais como leite, ovos, manteiga etc. é preciso saber:

I) O que é teor de umidade de um alimento;

II) Qual é o teor de umidade significativo (percentagem de água significativa) dos ingredientes usados numa receita de massa de pão;

 III) Como calcular o teor de umidade (percentagem de água) de cada   ingrediente;

III) Como calcular a ÁGUA TOTAL de uma receita de massa de pão;

IV)  Como calcular a percentagem de hidratação de uma receita de massa de pão tendo por base a quantidade de farinha de trigo e a ÁGUA TOTAL;


I) O QUE É O TEOR DE UMIDADE DE UM ALIMENTO?
Vamos definir informalmente o teor de umidade de um alimento para os fins de fazer pão caseiro. Assim, o teor de umidade seria a percentagem de água existente em 100g de um alimento. Por exemplo, o iogurte natural tem um teor de umidade de 90%, significando que 100g de iogurte natural possuem 90% de água em sua composição. Em outras palavras, 100g de iogurte natural têm 90g de água em sua composição.

II) QUAL É O TEOR de UMIDADE SIGNIFICATIVO (percentagem de água significativa) dos INGREDIENTES USADOS NUMA RECEITA DE MASSA DE PÃO?

Antes de explanar sobre este tópico, é preciso frisar o termo “significativo”, pois todos os ingredientes da receita (mesmo o sal, açúcar, farinha de trigo etc.) têm umidade, todavia só há interesse em conhecer o teor de umidade daqueles que contribuem com uma quantidade de água significativa, capaz de alterar a consistência da massa de pão: 5g a mais de água? Menos de 5g não se considera significativo? Não encontrei resposta, mas, por experiência, sei que 5g de água --uma colher de chá -- pode ser significativo para produzir uma massa mais úmida ou mais seca, nas receitas de pão pequenas, como são as caseiras.

Vou falar aqui somente do teor de umidade (percentagem de água) dos ingredientes mais frequentemente utilizados em pães caseiros: água, fermento biológico, leite, ovo, manteiga e batata inglesa. Abaixo encontram-se os links para se ter acesso ao teor de umidade destes e de outros alimentos (ingredientes) empregados em panificação. 

Links:
– Veja o teor de umidade dos diferentes alimentos na Tabela 1, que vai da página 26 a 64 da Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas. O Índice da Tabela 1 encontra-se na página Vii (ou VII).

--Veja o teor de umidade do ovo de galinha inteiro (clara + gema) na Tabela 1 e o teor de umidade individual da gema e da clara na Tabela 2 do trabalho intitulado Características dos Ovos, da Universidade Federal do Espírito Santo. 

--Veja o Teor de umidade ou teor de água do leite no trabalho O Leite e Seus Derivadosda Universidade de são Carlos.

Caso não encontre algum teor de umidade em nenhuma das referências acima citadas, é só perguntar no Google que você acha.

OBS.: Segue a Parte 2 no próximo post.

PERCENTAGNES (%) A UTILIZAR PARA FAZER PÃO (CÁLCULOS BRASILEIROS)

 Ver IN

% (percentagens) para fazer pão


Calcule sua Receita

Na panificação costuma-se utilizar a receita em forma de porcentagem, exemplo:
100% farinha, 2% sal, 1% açúcar, 1% fermento seco, 50% água
Considerar sempre o total de farinha como 100% e
calcular as demais porcentagens em função desse valor.
Se utilizarmos 1000g (1 kg) de farinha (100%) então utilizaremos 2% de sal ou
2% de 1000g que dá 20g de sal, 1% de açúcar ou 1% de 1000g que dá 10g, a mesma quantidade de fermento 10g e 50% de água que corresponde a 500g, então:
1000g    farinha    100%
   20g          sal         2%
   10g     açúcar         1% 
   10g   fermento        1%
 500g        água       50%
Se usarmos 2000g de farinha (100%) as quantidades variam na mesma proporção:
2000g    farinha    100%
   40g          sal         2%
   20g      açúcar       1%
   20g   fermento       1%
1000g        água      50%

utilize a regra de três:
1000g farinha----------- 100%
   20g      sal----------- x %    x = 100 . 20  = 2 % sal
                                                  1000

REGIÕES - PÃO NOSSO DE CADA DIA

 PÃO NOSSO DE CADA DIA

Em Portugal , há mais de cem variedades de pão - da broa de milho do norte ao pão de testa do sul. Fresco, quente, torrado, com manteiga ou compota, pode ser comido sozinho ou usado em migas, bacalhau ou sopa.


minho e douro litoral: broa de milho, roseta e broa d’avintes

trás-os-montes e alto douro: pão de bicos, sêmea e pada

beira alta: molete, trigamilha e pão de quartos

beira baixa e beira litoral: regueifa doce, gémeos e padas de ul

ribatejo: caralhotas, passarinhos e pão de coroa

estremadura: sovado, pão de mafra e bico de pato

alentejo: pão das pites, regueifa de arronches e cacete de estremoz

algarve: cabeça tendida e quartos dobrado

açores: bolo lêvedo, rosquilha e pão de água

madeira: bolo do caco, brindeiros e pão de batata



segunda-feira, 9 de novembro de 2020

BROA DE MILHO - COZINHA TRADICIONAL

 RECEITA MUITO ANTIGA, TRADICIONALMENTE USADA EM PORTUGAL, BRASIL E GALIZA

OPÇÕES: TRIGO E MILHO OU TRIGO, MILHO E CENTEIO

Ver IN

https://www.cozinhatradicional.com/broa-de-milho/

INGREDIENTES:

      TOTAIS:

        1180

  • 500 gr de farinha de milho peneirada;
  • 250 gr de farinha de centeio;
  • 180 gr de farinha de trigo (p/ligar)
  •   15 gr de sal grosso (Asae 10,5 gr)
  •   20 gr de fermento fresco (10g seco)
  • 300 ml de água morna;
  • 400 ml de água a ferver.
PREPARO:
  1. Escaldar a farinha de milho na água a ferver, amassando bem e deixar repousar por 1 (uma) hora;
  2. Diluir o fermento em água morna e o sal em água a ferver;
  3. Misturar a água com o fermento no preparado de farinha de milho e amassar bem;
  4. Efectuada a operação anterior com o fermento já envolvido na massa junta-se o sal, (pois se o sal fosse junto aquando do fermento matava este), voltando a amassar;
  5. Agora juntar a farinha de centeio e a de trigo aos poucos. A farinha de trigo vai dar consistência à massa, que deve ficar pegajosa e firme, mas não dura;
  6. Cobrir a a massa com farinha e fazer uma cruz no centro;
  7. Tapar o recipiente com um pano e deixar levedar por 1 (UMA) hora (estará boa quando apresentar ranhuras;
  8. Dividir a massa como achar conveniente, dando forma ao pão com o auxilio de uma tigela, baqueador, tendedor, etc. indo ao forno numa folha de couve enfarinhada;
  9. Colocar a massa num tabuleiro polvilhado com farinha, espalmando um pouco, mas sem achatar em demasia;
  10. Polvilhar as broas com sémola de milho e colocar a cozer em forno quente pré-aquecido a (200º) por cerca de 1 (UMA) hora. Evitar abrir o for antecipadamente;

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

PÃO DA MEALHADA

 Ver IN 

VIDEO DE COMO FAZER PÃO DA MEALHADA

Com a devida vénia do Chefe Paulo Cruz de Amarante

Ingredientes:

  • 1000 gr farinha trigo tipo 65
  •     10 gr de sal
  •  750 ml água morna
  •    30 gr fermento padeiro

Preparo:

  1. Amassar a farinha por 10 a 20 minutos, com o fermento e o sal a) já dissolvidos, bem batida formando uma massa homogénea e consistente;
  2. Levedar por cerc de 2 horas com uma +;
  3. Polvilhar com farinha e cobrir com pano branco (tendal) e um cobertor. Estará levedada quando dobrar o volume;
  4. Tender o pão e colocar em tabuleiros forrados com tendal, polvilhado com farinha;
  5. Cortar em bocados de +- 100 grs. Colocar as bolas num tabuleiro de madeira, envolvidas em farinha;
  6. Aquecer o forno a 200 - 250 º. e colocar os pães no  tabuleiro que vai ao forno, polvilhado com farinha, dar 2 (dois) cortes em cruz com uma tesoura para ficar com 4 pequenos bicos no cimo, como tradicional;
  7. Colocar os pães no forno por cerca de 15 minutos até ficarem cozidos.


terça-feira, 3 de novembro de 2020

BROA DE TRIGO E MILHO OU MILHO, TRIGO E CENTEIO

 

RECEITA ANTIGA, TRADICIONALMENTE FEITA EM PORTUGAL, BRASIL E GALIZA

(A) BROA DE MILHO, CENTEIO E TRIGO

Ingredientes:


500 gr de farinha milho     250

250 gr de     "       centeio  125

farinha trigo qb p/ligar       "

 10  gr  " sal grosso             5

 15 gr     " ferm. padeiro      8

300 ml água morna         150

400  "      "  a ferver        200

(B) BROA DE MILHO

Ingredientes:

500 gr de farinha milho 250

250 gr de     "       trigo  125

 10 gr  de sal grosso          5

 15 gr de ferm.padeiro      8

300 ml água morna       150

400 ml  "  a ferver         200

Processo:

  1. A água a ferver serve para escaldar a farinha de milho, amassando bem de seguida e deixar repousar por 1 (uma) hora;
  2. Dissolver o fermento em água morna e depois de 5-10 minutos envolver bem na farinha escaldada já fria;
  3. Idem o sal em água a ferver que deve ser junto à massa anterior já com o fermento, que não deve ser antes para não o "matar";
  4. Amassar bem.
  5. Para (A) acrescente a farinha de centeio e, por fim, a farinha de trigo aos poucos. NOTA: A farinha de trigo deve ser adicionada atendendo à consistência da massa que deve ficar PEGAJOSA e firme mas, NÃO DURA;
  6. Para (B) acrescente a farinha de trigo que, (julgamos a quantidade ser avantajada), tendo em conta a nota em (A);
  7. Cobrir a massa com farinha e fazer uma cruz;
  8. Tapar e deixar levedar (+-) 1 hora, conforme o calor, até apresentar ranhuras.
NOTAS: 
  • Colocar as broas em cima de fls de couve enfarinhada;
  • Forno pré-aquecido a 200-230º por 1 hora (+-);
  • Evitar abrir o forno antes do tempo;
  • Para saber se o pão está está cozido, bater com a mão na base, produzindo um som "OCO" - bem cozido ou "SEM SOM" fresco, mole, vazio, etc.

domingo, 1 de novembro de 2020

BOLA DA MONTANHA

 

BOLA DA MONTANHA, ENTRE O DOURO-E-MINHO



“Bola da Montanha”

A farinha de trigo não tem nenhum tipo de correções por parte do moageiro. Junta-se o sal, a água e a levedura.
A Massa branca (farinha de trigo) tem uma elevada percentagem de água com duas fases de estanca.
Faz-se a mistura da massa das 3 farinhas em amassadeira, sem recurso a aparelhos de fermentação.
O formato e os cortes são feitos manualmente.
É cozido diretamente no forno de lenha

BROA DE MILHO DE MISTURA, ENTRE DURO-E-MINHO

 

BROA DE MILHO DE MISTURA ENTRE DOURO-E-MINHO





DESCRIÇÃO

Uma broa pode pesar entre os 0,5 kgs e os 3kg.

Apresenta uma forma arredondada, uma textura mole no seu interior, e uma crosta exterior rija e crocante. É de cor acastanhada, com aroma intenso devido a uma levedação lenta e retardada.

Pode ser uma broa à base de centeio ou à base de milho.


Começa-se por escaldar a farinha de milho com água a cerca de 60ºC.

Deixa-se repousar e arrefecer. Junta-se a farinha de centeio e a farinha de trigo, o sal, a água, farinha de malte, a açorda de pão molhado e o crescente, que é sempre feito de um dia para o outro.

Amassa-se em velocidade lenta e fica a repousar cerca de 2 a 3 horas.

É padejado em escudela e enfornada.

Coze durante cerca de 2 horas.

PÃO DE CENTEIO DE CHAVES

 PÃO DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO-DOURO





DESCRIÇÃO

Pão feito á base de farinha de centeio, dando-lhe uma textura de miolo escuro e uma côdea acastanhada, apresentando um formato oval, com um peso de 1Kg a 2Kg.

É colocada água, seguidamente é diluído o isco ou massa madre, mistura-se sal e acrescenta-se a farinha conforme se vai amassando a massa, até ficar a farinha totalmente misturada. Depois de alguns minutos da massa trabalhada, á mão, aos braços ou mecanicamente, está a massa amassada.

É retirada e colocada em cestos, onde a massa é coberta com um pano, permanecendo a levedar durante cerca de 4 a 5 horas. Durante o processo de levedação, dá-se início ao aquecimento do forno, aquecido com lenha, demorando mais ou menos o mesmo tempo de levedação da massa.

Depois da massa lêveda e o forno quente, é dividida (tendida) a massa em peças, introduzindo-se no forno á pá ou descarregador, tendo um tempo de cozedura de 1h30 a 2h.

BROA DE MILHO DO NORTE

 BROA DE MILHO ENTRE DOURO-E-MINHO





DESCRIÇÃO

A broa de milho apresenta uma forma circular, ligeiramente achatada. Exibe côdea nas duas faces, sendo a superior fendilhada e estaladiça. O Miolo oferece uma tonalidade morena, não é poroso e apresenta ligeira elasticidade, podendo “esfarelar-se”. Tem um aroma ligeiro e agradável não sendo ácido.


Junta-se na amassadeira a farinha de milho, escaldada em água quente, a farinha de trigo e a de centeio que são amassadas juntamente com água temperada com sal e a massa madre.

Concluída esta operação, a massa é distribuída para estancadores onde permanece, aproximadamente, até duas horas (este processo denomina-se de “estanca”).

Os mais antigos fazem uma cruz no centro, rezando uma oração. Percebe-se que este procedimento está concluído, quando a massa começa a abrir com rachadelas ou fendas, e aumenta de volume.

Posteriormente, a massa é dividida em porções e colocada na emboladeira, um utensílio de madeira utilizado para dar forma á broa.

Alguns produtores tendem as broas com uma malga e viram-na na pá que tem por cima uma couve galega.

De seguida, coloca-se num tabuleiro “enfornador”, polvilha-se com um pouco mais de farinha e vai ao forno, que está previamente aquecido com a temperatura ideal para cozer a broa (240 graus). Normalmente, o tempo de cozedura é de cerca de uma hora e meia.



BROA DE MISTURA (MILHO E TRIGO)


 https://pt.petitchef.com/receitas/outro/broa-de-mistura-fid-428268

INGREDIENTES:

600 ml de água

10 g de sal

500 g farinha de milho

250 g farinha de trigo

20 g fermento fresco

PREPARO:
  • 1. Colocar por esta ordem na mfp. É necessário ajudar a máquina a fazer a mistura, porque a farinha de milho é muito pesada.
  • 2. Como já repararam eu não fiz na maquina, segui a receita, excepto a farinha de trigo que substitui por farinha de centeio.
  • 3. Amasse na batedeira, deixei levedar cerca de 1,5 hora e depois moldei bolinhas e levei ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de 40 minutos.

BROA DE TRIGO E MILHO ((TRIGAMILHO)

 

https://www.youtube.com/watch?v=5WBEPjX9yWA




BROA DE MILHO, CENTEIO E TRIGO

 

https://www.youtube.com/watch?v=qCTnnOq7nE0